Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de
texto. Para isso, devemos observar que para aprender a ler é não só um
dos objetivos mais importantes da vida escolar. É uma vivência única
para cada pessoa. Ao dominar a leitura abrimos a possibilidade de
adquirir conhecimentos, desenvolver raciocínios, alargar a visão de
mundo, do outro e de si mesmo, participar ativamente da vida social. No
entanto, até hoje, ler é um problema para muitas pessoas. Cabe à escola,
em meio a tantas mudanças tecnológicas e sociais, estimular a leitura,
melhorar as estratégias, principalmente de compreensão e oferecer muitos
e variados textos.
Antes da leitura
Apresentação dos objetivos dessa Situação de Aprendizagem:
- reconhecer que o texto é narrativo e descritivo;
- trabalhar com duas características da narrativa, tempo e espaço.
Levantamento do conhecimento prévio sobre o autor do texto " Meu primeiro beijo"
António Barreto | |
---|---|
António Barreto | |
Ministro de Portugal | |
Mandato | I Governo Constitucional
|
Nascimento | 30 de Outubro de 1942 (70 anos) Porto |
Partido | Partido Comunista (1963-1970) Partido Socialista (1974-1978) Movimento dos Reformadores (1978-1983) (parte da Aliança Democrática, 1979-1983) independente (1983-1987, incluindo uma passagem pelo Primeiro Movimento de Apoio Soares à Presidência) PS (1987-1999?) independente (1999-?) |
Profissão | Cientista social e cronista |
- Expectativa em função do gênero.
- Antecipação do tema a partir do título.
- Você acha que esse texto é um romance, uma crônica ou uma fábula? Por quê?
- Quais as suas expectativas para leitura do texto?
- Exposição da imagem de vários tipos de beijos (novelas, cinema, cenas cotidianas, etc.).
Durante a leitura
- Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido, criadas antes ou durante a leitura.
- Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferências.
- Qual o efeito do sentido do vocabulário científico no texto literário?
- Ser a glicose do metabolismo de uma pessoa é bom?
- Identificação das pistas linguísticas responsáveis pela continuidade temática ou pela progressão temática.
- Em qual parágrafo o beijo finalmente acontece?
Depois da leitura
- Construção da síntese temática do texto.
- Por que durante o texto a personagem refere-se ao menino por apelidos?
- De acordo com o texto quais reações o beijo provoca no corpo humano?
- Circule no último parágrafo os marcadores de tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário