segunda-feira, 17 de junho de 2013

TEXTO "MEU PRIMEIRO BEIJO"

Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso, devemos observar que para aprender a ler é não só um dos objetivos mais importantes da vida escolar. É uma vivência única para cada pessoa. Ao dominar a leitura abrimos a possibilidade de adquirir conhecimentos, desenvolver raciocínios, alargar a visão de mundo, do outro e de si mesmo, participar ativamente da vida social. No entanto, até hoje, ler é um problema para muitas pessoas. Cabe à escola, em meio a tantas mudanças tecnológicas e sociais, estimular a leitura, melhorar as estratégias, principalmente de compreensão e oferecer muitos e variados textos.


Antes da leitura
Apresentação dos objetivos dessa Situação de Aprendizagem:
 - reconhecer que o texto é narrativo e descritivo;
 - trabalhar com duas características da narrativa, tempo e espaço.

Levantamento do conhecimento prévio sobre o autor do texto " Meu primeiro beijo"

António Barreto
António Barreto
Ministro de Flag of Portugal.svg Portugal
Mandato I Governo Constitucional
  • Ministro do Comércio e Turismo
  • Ministro da Agricultura e Pescas
Nascimento 30 de Outubro de 1942 (70 anos)
Porto
Partido Partido Comunista (1963-1970)
Partido Socialista (1974-1978)
Movimento dos Reformadores (1978-1983) (parte da Aliança Democrática, 1979-1983)
independente (1983-1987, incluindo uma passagem pelo Primeiro Movimento de Apoio Soares à Presidência)
PS (1987-1999?)
independente (1999-?)
Profissão Cientista social e cronista

  • Expectativa em função do gênero.
  • Antecipação do tema a partir do título.
  • Você acha que esse texto é um romance, uma crônica ou uma fábula? Por quê?
  • Quais as suas expectativas para leitura do texto?
  • Exposição da imagem de vários tipos de beijos (novelas, cinema, cenas cotidianas, etc.).

Durante a leitura
  • Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido, criadas antes ou durante a leitura.
  • Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferências.
  • Qual o efeito do sentido do vocabulário científico no texto literário?
  • Ser a glicose do metabolismo de uma pessoa é bom?
  • Identificação das pistas linguísticas responsáveis pela continuidade temática ou pela progressão temática.
  • Em qual parágrafo o beijo finalmente acontece?

Depois da leitura
  • Construção da síntese temática do texto.
  • Por que durante o texto a personagem refere-se ao menino por apelidos?
  • De acordo com o texto quais reações o beijo provoca no corpo humano?
  • Circule no último parágrafo os marcadores de tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário